![]() |
| Candidatos Governo e Senado RN |
Pois todo este cenário parece estar mudando. As últimas pesquisas eleitorais indicam uma aproximação de Robinson Farias do até então favoritíssimo Henrique Alves. Para o Senado, a disputa vai ser emocionante. Fátima (foto) já lidera intenções de votos nos dois principais colégios eleitorais do Estado - Natal e Mossoró.
Na próxima quinta-feira (28/8), a InterTV Cabugi, filiada à Rede Globo no RN, vai divulgar nova pesquisa do Ibope. O melhor é esperar para checar estes cenários. Mas, a levar em consideração as últimas pesquisas feitas pelo Instituto Seta, há uma tendência de maior equilíbrio entre Henrique e Robinson.
No caso do Senado, acredita-se até mesmo em uma ultrapassagem de Fátima Bezerra sobre a ex-governadora Wilma de Faria. Nas últimas eleições, Fátima foi a deputada federal mais votada no RN. É uma das principais interlocutoras do RN junto ao governo Dilma e tem forte liderança em todo o Estado.
Já Wilma de Faria tem a desvantagem de ter alto índice de rejeição, puxada principalmente pelo envolvimento de um dos seus filhos, Lauro Maia, em processo de corrupção durante o governo da mãe. O filho de Wilma foi preso pela Polícia Federal e mais recentemente foi condenado pela Justiça a 16 anos de prisão.
Mais até do que Robinson Faria ao governo, Fátima Bezerra tem chances de se eleger senadora. Pelas últimas pesquisas, ela lidera em Natal, com 29,4% de intenção de voto contra 27,5% de Wilma - lembrem-se que Wilma foi também prefeita de Natal. Em Mossoró, Fátima tem 31,6% contra 22,1% de Wilma.
Se Fátima Bezerra ganhar em Natal, é provável que ganhe também na terceira maior cidade do RN, Parnamirim, na região metropolitana da capital potiguar. Outras três cidades na mesma região que podem seguir a mesma tendência de Natal favorável a Fátima é Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Ceará Mirim.
Diante deste cenário, é bem provável que Fátima Bezerra consolide esta tendência de "virada" eleitoral. Se ela aumentar sua diferença de intenções de votos sobre Wilma, há grandes chances de se eleger senadora. Se isso acontecer na eleição de outubro, será a primeira mulher no RN a chegar ao Senado.
Robinson e Henrique
Mas a maior surpresa nesta eleição pode ficar por conta da aproximação de Robinson Faria de Henrique Alves. As previsões iniciais eram de que seria uma eleição fácil para o atual presidente da Câmara dos Deputados. Parece que não vai ser. É fato que Henrique Alves nunca ganhou uma eleição majoritária no RN.
Henrique Alves montou grande estrutura para ganhar o governo do RN. Rico, com forte aporte financeiro do meio empresarial, conseguiu apoio de muitos prefeitos e limpou o terreno para uma eleição fácil. Chegou até mesmo a "puxar o tapete" de Fátima Bezerra, que era a candidata ao Senado em aliança PT e PMDB.
Para garantir sua eleição, Henrique Alves ofereceu, no início deste ano, a vaga do Senado a Wilma de Faria, que até então liderava as pesquisas para o governo do Estado. Sua intenção era deixar o terreno livre para ganhar o governo sem nenhuma dificuldade. Mas aparentemente o tiro pode sair pela culatra.
Traída por Henrique, Fátima se aliou ao vice-governador Robinson Faria, que estava rompido com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), e lançou a "dobradinha" PT no Senado e PSD no governo. A aliança subtrai votos do todo-poderoso Henrique Alves, que pode enfrentar dificuldades para se eleger.
A seguir, links de blogs com reprodução de pesquisas, condenação do filho de Wilma de Faria e propostas de Robinson Faria e Henrique Alves par ao governo.
Emanuel Neri

EmoticonEmoticon