| Oscar com tumor no cérebro |
Oscar foi diagnosticado com um tipo de câncer chamado glioma, localizado na parte frontal esquerda do cérebro. A escala de gravidade desse tumor vai de 1 a 4, sendo o primeiro benigno e o quarto, o mais grave.
Em 2011, quando o ex-jogador foi submetido à primeira cirurgia, o câncer foi identificado como maligno de grau 2, considerado baixo. Desta vez, a doença aumentou para o grau 3.
"No caso dele, essa lesão frontal esquerda geralmente dá um distúrbio de comportamento, em que a pessoa fica mais expansiva. E o Oscar sempre foi assim, então eu diria que ele não teve grandes sequelas, nem do tumor, nem da cirurgia", explicou Queiroz ao Bom Dia Brasil.Segundo o neurologista Marcos de Queiroz, que acompanha o caso, a sequela nessa região é muito pequena.
Quando as sessões de radioterapia acabarem, começará a fase da quimioterapia, com um remédio via oral, que será tomado diariamente em doses pequenas e tem poucos efeitos colaterais, disse o médico.
Considerado um dos maiores jogadores do basquete brasileiro, Oscar fez história ao liderar a seleção na conquista dos Jogos Pan-Americanos em 1987, quando o Brasil venceu os EUA em solo americano.
De acordo com o neurologista, Oscar poderá viajar para os EUA em setembro para participar da cerimônia que vai marcar a entrada do "Mão Santa" no hall da fama do basquete mundial.
G1
EmoticonEmoticon