MD.Saúde




Você é um fumante passivo
O fumante passivo é o indivíduo que não fuma, mas está exposto à fumaça de cigarros de parentes, amigos ou colegas de trabalho. O cigarro é o maior poluidor ambiental doméstico, segundo a Organização Mundial da Saúde. Como as pessoas passam 80% de seu tempo em locais fechados no trabalho, nas residências ou em locais de lazer há grande risco de exposição excessiva a esta fumaça.
Os efeitos nocivos de fumar ativamentesão conhecidos há muitas décadas. Atualmente se reconhece que os não fumantes têm muitas das doenças que os fumantes costumam apresentar, justamente por estarem expostos à fumaça do cigarro.
QUEM SÃO FUMANTES PASSIVOS?
As pessoas com maior risco de sofrerem as conseqüências do fumo passsivo são aquelas que moram com fumantes ou as que trabalham em ambientes em que é permitido fumar. O local de trabalho é a principal fonte de exposição à fumaça do cigarropara profissionais que não moram com fumantes, principalmente os que trabalham em restaurantes, bares, bingos, cassinos.
Estima-se que aproximadamente 700 milhões de crianças, ou seja, quase a metade das crianças de todo o mundo são fumantes passivas, principalmente devido ao hábito de fumar de seus pais.
CONSTITUINTES DA FUMAÇA DO CIGARRO
Na queima de um cigarro são liberadas mais de 4000 substâncias na forma de gases e partículas. Algumas têm propriedades irritativas e mais de 60 são conhecidas como carcinogênicas (que podem provocar câncer) em humanos e animais. Os componentes gasosos da fumaça são o monóxido de carbono (principal constituinte), o dióxido de carbono, a amônia, o formaldeído, a acroleína, a dimetilnitrosamina e o hidróxido de cianeto. A porção particulada da fumaça é constituída de nicotina, alcatrão, benzeno e benzopireno.
O fumante passivo fica exposto à fumaça do cigarro que é exalada pelo fumante e à fumaça da queima final do cigarro. A fumaça, exalada pelo fumante, é mais concentrada, contém maior umidade e mais substâncias voláteis, porém é menos tóxica do que a fumaça exalada do cigarro, produzida pela sua queima entre as tragadas ou quando este é abandonado ainda aceso, possui maior quantidade de compostos tóxicos como por exemplo, N-nitrosaminas, benzopirenos, monóxido de carbono, nicotina e metais pesados.
Benefícios de se interromper o fumo. 72 horas - Melhora a respiração. 1 mês - Aumenta a perfusão da pele melhorando sua aparência 3 a 9 meses - Os problemas respiratórios como tosse desaparecem. A função pulmonar aumenta em 10% 1 ano - Risco de infarto cai pela metade 10 anos - Risco de câncer de pulmão cai pela metade 15 anos - Risco de infarto é igual ao de não fumantes ATENÇÃO: Não existe quantidade segura de cigarros nem cigarro light. Quem fuma está sujeito a todos esses riscos, seja apenas um cigarro ou três maços por dia. Obviamente, quanto maior a quantidade, maior o risco. Alguns trabalhos científicos tentaram avaliar o benefício da redução da carga tabágica em até 50% como alternativa para aqueles que tem dificuldade em largar o fumo. Nenhum conseguiu mostrar vantagens, a mortalidade permanece a mesma. Os benefícios só ocorrem para quem abandona de vez o vício.
Irmãs gêmeas idênticas. A da direita é fumante. A da esquerda nunca fumou.
Como parar de fumar | Opções para o tratamento do tabagismo A
nicotina é uma substância psicoativa capaz de causar grande dependência
física. A ausência de nicotina na circulação de pessoas viciadas em
cigarros causa intenso desejo de fumar e sintomas de abstinência como: - Irritabilidade - Insônia - Angústia - Aumento do apetite - Ansiedade - Dificuldade de concentração - Depressão Algumas substâncias como café e álcool sevem como gatilhos para o desejo de fumar. Na
hora que se decide tentar parar de fumar é importante lembrar que o ato
de fumar além de ser uma dependência física, é também um comportamento
adquirido, que podemos simplificar chamando de "força do hábito". Por
isso, o tratamento psicológico pode ser tão importante quanto o
medicamentoso, descrito seguir. A pessoa tem que realmente desejar para
de fumar. 1.) Reposição de nicotina Pode-se oferecer nicotina sem o cigarro através de adesivos de pele, gomas de mascar (pastilha elástica) ou spray nasal. A
quantidade de nicotina oferecida desta maneira é menor que no cigarro,
por isso, acaba sendo mais fácil abandonar o tabaco e depois a reposição
de nicotina, do que cortar o fumo e a nicotina de uma só vez. 2.) Bupropiona (Zyban) A
bupropiona é um antidepressivo especialmente eficaz no controle da
dependência da nicotina. O tratamento é normalmente feito com 12- 24
semanas semanas de uso da droga. 3.) Vareniclina A
Vareniclina é uma droga que age nos receptores cerebrais de nicotina,
"enganando" o cérebro que acha que está recebendo nicotina. O tratamento
também dura 12 a 24 semanas semanas. Atenção:
Tanto a Vareniclina como a Bupropiona são drogas, por isso, podem
apresentam efeitos colaterais e apresentam algumas contra-indicações.
Não se deve tomar esses medicamentos por conta própria, sem avaliação
médica, sob o risco de graves efeitos adversos. O
tratamento da dependência do cigarro é feito com aconselhamento médico
associado a terapia medicamentosa. Quando se dissocia um do outro, os
resultados não são bons. Leia mais: http://www.mdsaude.com/2008/09/cigarro.html#ixzz15w1MbF5q
EmoticonEmoticon